segunda-feira, 19 de maio de 2014

PROJETO: FOLCLORE

1. INTRODUÇÃOA história da humanidade é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um dos povos que, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo. A experiência histórica de um povo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura. 2. JUSTIFICATIVAEntendemos que o folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural.Portanto, O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.3. OBJETIVOS- Valorizar as manifestações culturais;- Estimular a ampliar a linguagem oral;- Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades;- Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda.
4. ESTRUTURA PROGRAMÁTICA/RECURSOS Em cada aula do projeto, serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras folclóricas, trava-línguas, e advinhas. Para tanto, utilizaremos:- Pesquisa no laboratório de informática e com familiares- Cruzadinha- Caça palavras- Jogos e brincadeiras- Leitura e ordenação de textos- Representação de cantigas e parlendas- História legendada- Quebra-cabeças sobre personagens das lendas- Modelagem com argila ou massinha- Jogo da memória
3.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)- Conversa e registro (sondagem dos conhecimentos prévios);- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;- Pesquisar com pais as lendas conhecidas;- Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos;- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;- Elaborar um gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações-problema em matemática);- Pedir aos alunos (em duplas) que reescrevam algumas lendas;- Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma (se não souberem nenhum, pedir uma pesquisa para casa);- Socializar os trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles;- Os alunos levam para casa as fichas com os trava-línguas para que possam ler em casa;- A professora começa a aula lendo algumas adivinhas p/ turma, que tentam descobrir as respostas;- Organizar um campeonato de adivinhas na sala;- Os alunos deverão advinhar, através de objetos da caixa surpresa, de quais advinhas a professora se refere;- Representação de cantigas de roda e parlendas- Confecção de móbiles referente as parlendas trabalhadas- Promover pesquisas na internet.
5. AVALIAÇÃOA avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação dos alunos na rodinha, que se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, e com o registro da participação feito pela professora.
6.PRODUTO FINALFinalizaremos o projeto com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da educação infantil e ensino fundamental na maloca da escola.
7. BIBLIOGRAFIALivros:Dia a dia do professor
Revistas:Projetos Escolares (agosto 2007 e 2008)Professor Sassá (agosto 2008)
Fonte : http://brunaleaolobo.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar !