quinta-feira, 3 de abril de 2014

Projeto de Leitura

OBJETIVOS GERAIS:
· Promover o hábito da leitura entre os alunos;
· Proporcionar ao aluno o prazer pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer que a boa leitura é considerada uma das principais
ferramentas da Educação por princípios, pois inspira padrão cristão,
construindo um vocabulário diversificado e excelente e inspira amor
pela palavra de Deus;
- Proporcionar a oportunidade de discernimento entre princípios
cristãos e não-cristãos, através de leitura da Bíblia e textos
diversificados;
- Enriquecer o conhecimento do aluno, colocando-o em contato com
outras linguagens – a Bíblia, o poema, a pintura, o quadrinho, a
fotografia, etc.;
- Despertar o gosto e interesse pela leitura.
-Ler com fluência, boa dicção e entonação;
-Desenvolver uma análise crítica;
- Incentivar o aluno a valorizar o hábito de uma boa leitura;
-Interpretar (entender o que foi lido), argumentar e refletir sobre temas
abordados em textos lidos ou livros;
-Ampliar e enriquecer o vocabulário;
- Promover a recreação;
- Incentivar o gosto por poemas;
- Valorizar o trabalho cooperativo;
- Compreensão por meio da experiência.
- Apreciar a boa leitura, sentir prazer em ler, considerando a
importância de ser um bom leitor;
- Trabalhar a formação de caráter através do estudo de biografias; ü Promover a socialização;
- Desenvolver o raciocínio e a memória;
- Desenvolver a criatividade;

CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO
O aluno deverá:
- Reconhecer e aprender a escreve seu próprio nome e dos amigos da
sala;
- Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
- Identificar e registrar fontes históricas sobre a sua vida;
- Reconhecer a escrita do nome próprio como fonte de informações e
de conflitos;
- Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria
história;
- Conhecer e entender o seu desenvolvimento.
É bom que o leitor pratique três tipos de leitura:
- leitura básica com ajuda de um adulto (professor/pais) ou jovem
leitor experiente;
- leitura diária individual de estudo, ao fazer as tarefas de casa
e trabalho escolar;
- leitura escolhida por prazer.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
Trabalhar:
· Rótulos de produtos diversos;
· Nomes de pessoas, animais, objetos;
· Ilustração de história; dar título, dar final para a história;
· Com a escolha de palavra ou frase que pode dar a ideia da história;
· Com criar história através de desenhos;
· Numeração e sequência da história; · Interpretação de histórias, oralmente;
· Cartão relâmpago para exercícios de leitura;
· A leitura visual de figuras, quadros e livros infantis (reconhecendo as
ideias contidas neles);
· Recortes de jornais e revistas / colagens;
· Leituras oral e silenciosa de textos ou livros;
· A “Hora do Conto” – contar, ler e ouvir histórias;
· A leitura de diversos tipos de textos (receitas, bulas, poesias, bilhetes,
reportagens, propagandas, cartazes...)
· Com jogos, brincadeiras e atividades que desenvolvam a leitura;
· O “Cantinho da Leitura” – um canto da sala com livros, textos, jornais,
revistas, gibis... - para que os pequeninos brinquem , manuseiem e
folheiem, pois é o primeiro passo para se tornar um bom leitor;
· Casa da história (Ed. Infantil) – Casa de fantoches de palitos ou colher
de madeira. Quando a casa é colocada no pátio, é o momento da
história.
· Textos para leitura e interpretação e trabalhar palavras-chave;
· Textos avulsos para leituras oral e silenciosa;
· E selecionar trechos mais importantes ou bonitos em histórias ou
poesias;
· A reprodução histórias ouvidas ou lidas;
· A criação de histórias a partir de figuras dadas;
· A “Hora do Conto”- contar, ler e ouvir histórias;
· A leitura de artigos de jornais e revistas;
· Com completar ou finalizar histórias; · A leitura de livros em casa ( com os pais) e na escola ( com a
professora);
· Com a compreensão dos sentimentos do autor através da obra lida;
· O preenchimento de fichas de leitura para melhor compreensão do que
foi lido;
· O “ Círculo da Leitura” – leitura em dupla ou em grupo;
· Com diversos tipos de textos ( histórias, mensagens, jornais, recados,
cartas, anúncios, rótulos, parlendas, convites, embalagens, quadrinhas,
...)
· Com o “Cantinho da Leitura” – um canto da sala com livros, textos,
jornais, revistas, gibis... - para que os pequeninos brinquem,
manuseiem e folheiem, pois é o primeiro passo para se tornar um bom
leitor.
· Os livros paradidáticos indicados para leitura de acordo com cada faixa
etária;
· Livros e gibis (diversificados) – Biblioteca da sala de aula;
· Os temas Quinoa e Água ( conforme projetos geral para todos os niveis);
· Vinícius de Moraes no dia da poesia (poesias e músicas).

RECURSOS:
· Caça- palavras;
· Alfabeto móvel;
· Escrita coletiva;
· Acrósticos;
· Forca;
· Poemas;
· Músicas;
· Atividades lúdicas; · Bingo das letras;
· Bingo dos nomes;
· Cruzadinha;
· Pesquisas;
· Fichas;
· Atividades com rimas;
· Atividades com revistas, jornais;
· Jogos e brincadeiras que envolvam as demais áreas do conhecimento;
· Ditado dos nomes
· Cartaz de pregas
· Histórias Bíblicas;
· Hora da História
· Hora do Conto
· Gibis
· Biblioteca de sala
· Biblioteca escolar
· Significados dos nomes.
· Livros paradidáticos
· Listas dos nomes; Alfabeto dos nomes:
· Cartazes fixados nos corredores da Escola;
· Exposição de Artes
· Vídeos
· Livros e textos diversos
· Gibis, revistas
· Casa dos Contos (Ed. Infantil)
· Bíblia
· Dicionário
· CD A arca de Noé, de Vinicius de Moraes
                                                     
                                                  Atividades complementares
NOME:____________________________________________ DATA___/___/_____

FICHA DE LEITURA
Nome do livro: ________________________________________________________
Nome do autor: ________________________________________________________
Nome do ilustrador: ____________________________________________________
Quem são os personagens?______________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
O que eles fazem na história?____________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Como é o personagem principal da história? _______________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Qual é o personagem mais interessante da história? Por quê?_________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Onde se passa a maior parte da história? __________________________________
______________________________________________________________________
Como é esse lugar? _____________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Quando os fatos acontecem? _____________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Como você sabe disso? __________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

Desenhe três cenas importantes da história. Faça quadrinhos com legenda.


























Esse livro fala sobre:
______________________________________________________________________
________________________________________________________________









0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar !