segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Por que brincar é importante para as crianças?


                       

    

                                A importância do Brincar 

                                                                                                          
                                                                                                                                 Jiceli Soares
                                                                                                                                 Layse Bernardo
                                                                                                                                 Madelleny Conrado


A aprendizagem e o desenvolvimento humano são temas fundamentais no trabalho de Vygotisky já que ele considera a brincadeira um principal meio de desenvolvimento cultural da criança, sendo um meio de mediação com o mundo, por possibilitar a integração com o real, e se socializar.
Brincar de forma livre e prazerosa permite que a criança seja conduzida a uma esfera imaginaria, um mundo de faz de conta consciente, porém capaz de reproduzir as relações que observa em seu cotidiano, vivenciando simbolicamente diferentes papeis exercitando sua capacidade de generalizar e abstrair. (MELO e VALE 2005, p 45)
             Assim, ao projetar-se em atividades que vai além de suas potencialidades do real e ensaiar seus futuros papéis e valores, a criança antecipa o seu desenvolvimento. A criança ao brincar possibilita um contato com um sentimento de alegria, realização de seus desejos que ainda não é capaz de realizar-los, bem como a sensação de frustração. Estas emoções a ajuda a estruturar sua personalidade.
No jogo de faz-de-conta, a criança “torna-se” aquilo que ainda não é, “age” como objeto que substituem aqueles que ainda lhe são vetados, “interage” segundo padrões que se mantêm distantes da que lhe é determinado pelo lugar que, na realidade ocupa em seu espaço social. (Rocha, 1997, p.64)

           O brincar prepara para a sua vida futura, é através dele a criança age como se fosse mais velha, e se comporta de uma maneira que está além do habitual de sua idade e por isso estimula o auto-estima, desenvolvendo concentração e suas relações com sigo e com as demais. 

Papel dos Adultos

Os adultos deve portanto estimular a imaginação das crianças, despertando ideias, questionando-as de forma a que elas próprias procurem soluções para os problemas que surjam. Além disso, brincar com elas, procurando estimular as crianças e servir de modelo, ajuda-as a crescer.


Referências 


MELLO, L.; VALLE, E. O brinquedo e Brincar no Desenvolvimento Infantil. Psicologia Argumento, Curitiba, V.23, nº 40, p.43 – 48, Janeiro/Março 2005.

ROCHA. Eloisa Acires C. A pesquisa em educação infantil no Brasil trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia da educação infantil. Florianópolis: Núcleo de Publicações - UFSC, 1999.




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Muitas brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo novo conteúdo, porém enquanto manifestação livre e espontânea da cultura popular, a brincadeira tem a função de perpetuar a cultura infantil, de desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar. (KISHIMOTO, 1996, p. 38)










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